Beleza, Dicas da Nanda

Cronograma Capilar – Tudo que você precisa saber

postado em outubro 07, 2016

Bom dia meus Amores!!! Tudo bem com vocês???

O final de semana esta chegando e hoje vamos falar sobre Cabelos!!! O assunto do momento: Cronograma Capilar!!! Vem comigo e se esbalde com este assunto!!!! Já aviso que o Post ficou longo, pois tentei reunir aqui tudo que é importante sobre este tema!!!! Então vale a pena ler até o final meus Amores!!!!

picsart_10-06-08-56-52

Fios saudáveis e bonitos são o maior sonho de todas as mulheres e devido a isso uma parte considerável da renda é investida em bons produtos para cabelos. Tudo para deixar as madeixas com brilho, nutridas e cheias de vida.

Nem sempre essa é uma tarefa fácil. Com tratamentos e técnicas que se valem de produtos químicos, além do nosso tempo instável, que retira toda a umidade dos fios, o resultado pode ser cabelos fragilizados, quebradiços, ressecados, que precisam de um verdadeiro choque para a recuperação. Uma das boas soluções é o Cronograma Capilar, um tratamento que tem se popularizado entre famosas e celebridades, por ser um planejamento ao mesmo tempo simples e com a ótima promessa da volta de fios maravilhosos. Ele hidrata, nutre e reconstrói os fios.

Cronograma capilar passo a passo:

picsart_10-06-08-58-32

Obs: Este acima é o meu cronograma capilar, mas você tem que descobrir o seu, o que o seu cabelo necessita!!!!

O primeiro cronograma capilar pode ser feito em quatro semanas. Sim, daqui para a frente podem ser vários, basta você analisar seus cabelos e se sentir necessidade, iniciar novamente um novo ciclo. Dê uma pausa de pelo menos 15 dias para iniciar novamente o cronograma. Nesse período, evite tratamentos radicais dos seus cabelos como as químicas, colorações ou o uso constante de chapinhas e secadores. Lembre-se que você está querendo tratar os fios e não destrui-los mais ainda.
É preciso saber, primeiramente, que três passos serão feitos em todas as quatro semanas, com uma alternância de tempo de dois em dois dias, considerado o período ideal. É preciso ficar atento ao que seu cabelo necessita. Se estiver fraco, a indicação é hidratação, nutrição e reconstrução. Se faltar maleabilidade às madeixas, aumente a nutrição e, se estiverem secos, o melhor é fazer mais hidratações. Nada impede, porém, que você inicie cada semana com a hidratação, depois a nutrição e finalize com a reconstrução.

picsart_10-06-09-27-10

Cronograma Capilar Hidratação

Sabe qual é o principal indício de que um cabelo está desidratado? É o arrepiado e dificuldade dos fios em reterem a água. Eles secam rapidamente e ficam com a aparência palha. O resultado pode ser queda e quebra das madeixas. Por isso, a hidratação é tão necessária no cronograma capilar porque, através de produtos hidratantes os cabelos vão recuperar a reposição hídrica, tão necessária para a sua beleza.

A princípio, em algum momento da vida, os seus cabelos vão precisar de hidratação, mesmo se não passaram por qualquer tratamento químico. Tudo porque as variações do clima – é sempre bom lembrar que nosso cabelo é o escudo do couro cabeludo contra os nocivos raios solares –, a acidez da água de lavagem, com cloro, e as agressões como fumaça e outros componentes que estão no ar, podem levar os cabelos a perderem água.
O estresse da vida moderna e também a utilização de medicamentos de forma constante podem provocar desidratação nos cabelos. Por isso, esse é um dos processos primordiais do cronograma capilar.

Muitas pessoas se perguntam se existe um modo correto de hidratação. Sim, existe. Em primeiro lugar, shampoos e condicionadores devem ter essa especificidade, de hidratar, para complementar a máscara de tratamento. E, ao passar o produto nos cabelos, é preciso utilizar uma técnica que se chama enluvamento. Nela, os fios são separados por mechas e o creme é repassado diversas vezes em cada mecha, passando as mãos repetidas vezes de cima para baixo. Essa açao ajuda os cabelos a reterem todas as substancias da máscara.

E nunca se esqueça de algumas dicas para que a hidratação fique perfeita. A água do chuveiro nunca deve ser quente, porque pode ocorrer uma irritação no couro cabeludo e o surgimento das temidas caspas. E por mais que seja tentador deixar um pouquinho do produto nos cabelos após o tratamento, esse pode ser um erro que vai resultar em cabelos pesados e também oleosos.

picsart_10-06-09-28-15

Cronograma capilar nutrição

Não por acaso o sinônimo de nutrição significa alimentar, sustentar, revigorar. É exatamente isso que essa parte do cronograma capilar vai fazer aos seus fios, alimentar os cabelos do que eles mais precisam quando estão muito porosos, ressecados e sem vida. Ao acabar de fazer a hidratação, se não houver uma nutrição que reponha todos os lipídios perdidos pelos cabelos – que são os óleos e as ceramidas, pois sem eles em poucos dias, os cabelos ficarão com o mesmo aspecto que estavam antes do primeiro tratamento.

A nutrição pode ser feita de duas maneiras. A primeira é com óleos como o de girassol, o de coco, e manteigas como a de karité, de cupuaçu, de manga e tantas outras. A segunda é com cremes específicos que contenham todas essas substâncias.

O processo é bem fácil e se parece com o da hidratação. Se for passar óleos e manteigas, separe os cabelos por mechas e passe em cada uma delas.  Pode-se ficar de 30 minutos a uma hora e depois enxaguar com condicionador até retirar todo os resíduos do óleo dos cabelos.
No caso das máscaras, faça o mesmo processo realizado durante a hidratação e enluve os fios pacientemente. O tempo de ação do produto vai depender do que é indicado pelo fabricante. Depois é só fazer o enxague de todo a máscara.

Dica:

Para tornar sua máscara ainda mais nutritiva, misture um pouco de óleo vegetal à quantidade costumeira da máscara. Recomendo óleo de Coco e/ou Azeite de Oliva Extra Virgem.

picsart_10-06-09-29-44

Cronograma Capilar Reconstrução

Essa é uma das partes mais importantes do processo porque ela complementará a hidratação e a nutrição, com a completa restauração dos fios. Quando qualquer pessoa passa por uma reconstrução capilar, o que ela está fazendo é repor a massa perdida dos cabelos através da queratina, aminoácidos e cerâmidas. Há dois meios de fazer essa reconstrução, mas somente um deles é indicado se a escolha for pelo tratamento em casa.

O primeiro é comprar a queratina líquida e aplicá-la em casa. Não indicamos esse método porque, em primeiro lugar, é preciso ter certo conhecimento sobre a qualidade das queratinas hoje encontradas no mercado. São diversas as marcas e se o produto não for de boa qualidade, pode causar o efeito contrário. O que você quer, ao fazer a reconstrução, é repor essa substância em seus cabelos, não é mesmo?
Mas é preciso saber exatamente a quantidade, porque o efeito pode ser o excesso, que endurece os fios e tiram o brilho e também a maleabilidade. Se a escolha for por queratina líquida, nossa indicação é que seja acompanhada por um profissional.

Mas, atualmente, existem diversas boas máscaras no mercado que contêm a quantidade necessária para que a reconstrução seja perfeita e seus cabelos voltem a ficar lindos e nutridos. Um bom motivo para comprar esse tipo de produto é que ele vem com todas as indicações de como passa-lo nos fios e o tempo de permanência nos cabelos. Alguns podem indicar secar os cabelos ou passar chapinha para fixar a queratina. Se possível, só utilize o secador. Os fios vão agradecer.

Mas como descobrir o que o meu cabelo esta precisando?

picsart_10-06-08-57-54

A porosidade é um incômodo enfrentado por grande parte do público feminino, podendo atingir os fios em níveis baixos, médios e altos. Segundo a Expert K Marceli Nakashima, saber o grau do problema é essencial para diagnosticar o tratamento mais adequado e, para isso, é necessário realizar um teste usando alguns fios e um copo de água.

 

SAIBA COMO FAZER O TESTE PARA DESCOBRIR O GRAU DE POROSIDADE DO SEU CABELO

Para realizar o procedimento que indica se suas madeixas estão pouco, normal, ou muito porosas, você vai precisar de um copo de água em temperatura ambiente e alguns fios arrancados do couro cabeludo enquanto ainda estão limpos e sem nenhum produto. Coloque os cabelos no recipiente e deixe que fiquem lá por 7 minutos. Após esse tempo você deve observar a posição em que se encontram, é isso que mostra o nível de porosidade presente na fibra capilar.

MEU CABELO FLUTUOU, O QUE ISSO SIGNIFICA? BAIXA POROSIDADE! ALERTA PARA HIDRATAÇÃO!

Nesse caso, o teste mostra que seus fios estão com o nível de porosidade baixa, o que não é o ideal. Madeixas pouco porosas possuem as cutículas fechadas, seja por processos químicos ou outros agentes, o que dificulta a realização de tratamentos e faz com que a oleosidade se acumule mais na superfície da fibra.
Para resolver o problema, use produtos hidratantes, com texturas menos consistentes, que vão ajudar a equilibrar a oleosidade mais forte na raiz e o aspecto ressecado nas pontas.

QUANDO AS MADEIXAS FICAM NO MEIO DO COPO, A POROSIDADE ESTÁ NORMAL E O CABELO PRECISA DE NUTRIÇÃO!

Isso mostra que seus fios possuem um pouco de porosidade, o que significa que as cutículas estão levemente abertas, permitindo que os tratamentos consigam penetrar na fibra capilar sem que isso configure um problema. “Cabelos com essa característica respondem bem a colorações e outros procedimentos em geral”, pontuou. Na hora de cuidar, basta utilizar bons produtos que sejam específicos para sua textura capilar, além de não abrir mão de proteção térmica e bons finalizadores. Outro ponto importante são as nutrições, que devem ser feitas semanalmente para manter a saúde da região.

OS FIOS NO FUNDO DO RECIPIENTE REPRESENTAM POROSIDADE ALTA E NECESSITAM DE RECONSTRUÇÃO

Fios que afundam na água significam uma coisa: sua fibra capilar está com alto nível de porosidade. “Esses cabelos apresentam o pH em nível alcalino e suas cutículas estão permanentemente abertas. Isso facilita a penetração de substâncias que danificam e fragilizam ainda mais a região, além da saída constante de nutrientes e pigmentos”, alertou.
Esses cabelos são mais frágeis, desbotam com facilidade, são ásperos e sem brilho e, para reverter o quadro,  indica-se uma reconstrução da estrutura capilar.

Quais são os cremes que eu utilizo no meus Cronograma Capilar?

 

Intense Repair da L’Oréal – Etapa de Hidratação

20161007_124201_wm

Este tratamento do cabelo é embalado com intensa nutrição. L’Oréal Professionnel Expert Serie Masque Intense Repair foi especialmente formulado para nutrir o cabelo seco e muito seco.

Seu cabelo recebe a maioria de nutrição, onde ele precisa graças ao sistema de Cuti Liss exclusivo da L’Oréal. O Masque Intense Repair vai fazer seu cabelo suave, macia, radiante, facilmente detangled e extremamente brilhante. Apesar da linha indicar uma nutrição, eu utilizo este creme na Etapa de Hidratação, pois sua composição é livre de oleos. Aplico no cabelo e deixo agir de 5 a 10 minutos.

Máscara Elixir Ultime – Etapa de Nutrição

20161007_124243_wm

Descubra os poderes medicinais da Máscara Elixir Ultime. O primeiro Cataplasma com óleo sublimador que nutre profundamente e ilumina todos os tipos de cabelo, conferindo brilho esplendoroso e fios totalmente regenerados.

Distribua o produto uniformemente na palma da mão. Com os cabelos previamente lavados e secos com a toalha, aplique no comprimento e nas pontas. Massageie delicadamente. Eu deixo agir por 30 minutos. Enxágue abundantemente e remova todo o excesso de água com a toalha.

Recomendação de quantidade: 1 avelã para cabelo curto, 2 avelãs para cabelo médio e 1 noz para cabelo longo.

A Máscara Elixir Ultime possui fórmula composta por uma verdadeira infusão de óleos preciosos. Sua textura cremosa e sua fragrância sensual deixam o cabelo macio e sutilmente perfumado. Contém a tecnologia Oléo-Complex: óleo de Argan regenera a fibra capilar, óleo de Camélia proporciona brilho intenso, óleo de Pracaxi dá força e resistência, e óleo de Gérmen de Milho para nutrição profunda.

Résistance Therapiste da Kérastase – Etapa de Reconstrução

20161007_124314_wm

A linha Résistance Therapiste da Kérastase foi desenvolvida para cabelos extremamente danificados: com pontas espigadas, sem brilho, fios que se embaraçam facilmente e que são quebradiços, com a cor menos vibrante e sem vida.

Os produtos são indicados pra quem agride os cabelos de mais de uma maneira: seja através de químicas, uso constante de chapinhas, secadores ou Babyliss.

A marca demorou dez anos para desenvolver a fórmula, que age recuperando os KPAs do cabelo (uma proteína essencial para garantir a estrutura dos fios) através de um mix de SP94 (um ativador dos KPAs) + proteína + seis aminoácidos.

Meu maior medo ao testar essa máscara era que o meu cabelo acabasse pesado demais – mesmo sofrendo com o ressecado (principalmente nas pontas) tenho os fios fininhos, e já tive problemas assim com outras máscaras, então desde a primeira vez que usei tomei o cuidado de usar beeeeem pouquinho produto. O mais legal é que fez efeito mesmo assim, ou seja: a mascara vai durar bastante, já que não precisa de muita quantidade para obter o resultado procurado.

picsart_10-06-08-52-06

Tire suas principais dúvidas sobre os processos que envolvem o cronograma capilar (????)

1) A hidratação deve vir antes da nutrição e da reconstrução?

Sim. O cronograma capilar foi pensado para fortalecer os cabelos a cada passo. Então, se fizer a reconstrução ou nutrição antes da hidratação, o resultado podem ser fios quebradiços.

2)   Como saber do que os meus cabelos mais precisam?

Faça uma análise dos seus fios. Eles estão com frizz, ressecados, quebradiços? Então o problema é falta de hidratação. Se você passa por processos químicos constantemente, é preciso fazer a nutrição para repor os lipídios e a reconstrução para a reposição de massa. Mas, se ficar difícil analisar suas madeixas, procure um profissional de sua confiança, ou faça o teste da Porosidade citado acima!

3) Posso usar chapinha e escova depois do cronograma capilar?

Se puder, deixe os seus cabelos descansarem desses aparelhos. A chapinha e a escova, por suas altas temperaturas, provocam ressecamento e quebram os fios. Mas se não tiver outro jeito, escolha um bom protetor térmico para que o processo não seja perdido.

4) Quando posso repetir o processo novamente?

Depois de finalizar um ciclo completo do cronograma capilar, o ideal é esperar um prazo de pelo menos 15 dias para fazer novamente todo o processo. Mas, atenção, é preciso ficar atenta à saúde dos fios. Se estiverem hidratados e maleáveis, espere mais um pouco.

5) Minha filha, que ainda é criança, está com os cabelos muito ressecados. Posso fazer o cronograma capilar em menores?

Sim. O cronograma não envolve qualquer tipo de química, mas, sim, de recuperação dos cabelos. Então, pode ser utilizado por crianças.

6) Sempre terei de fazer a reconstrução em todas as semanas do Cronograma Capilar?
Não. É preciso analisar os seus fios. Por vezes, eles só precisarão de hidratação e nutrição para voltarem à boa forma.

7) É preciso muito dinheiro para comprar os produtos do Cronograma Capilar?

Não. Há bons produtos no mercado com preços acessíveis. Porém, será preciso fazer um investimento. Mas pense nesse gasto em longo prazo e na recuperação dos seus fios. Quanto mais você contribuir para a recuperação dos cabelos, menos produtos eles precisarão da próxima vez. Vale a pena!

8) A nutrição com óleos é indicada para quais tipos de cabelos?

Óleos e manteigas são ótimas para nutrir principalmente cabelos afros e cacheados, mas eu indico para todos os cabelos, pois os oleos, principalmente os naturais são vão ajudar a saúde dos seus fios.

9) Meus cabelos ficaram melhores com a hidratação e a nutrição, mas a reconstrução tirou o brilho, o que fazer?

Só faça a hidratação e a nutrição. A reconstrução é para cabelos extremamente danificados, o que não deve ser o seu caso.

Espero que tenham gostado, eu já estou fazendo nos meus cabelos há pelo menos 3 ciclos e realmente sinto os fios mais saudáveis e bonitos, vale a pena o tempo e o valor investido.

orkut_1858

Beijinhos da Nanda

Fernanda Tusutiya
Fernanda Tusutiya

posts relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tiago Abril 13, 2017

    Amei vc explicou tudo certo do começo ao fim, meu cabelo boiou só uso hidratação mesmo,Parabéns

    • Fernanda Tusutiya
      Nanda Abril 28, 2017

      Obrigado!!!! Fico muito feliz em ter ajudado!!!!Bom feriadão!!!! Beijinhos